Quais as consequências a médio/longo prazo na saúde física e mental de quem gere redes sociais?
A primeira interação deste utilizador com a conta de Twitter da Worten Portugal.
A verdade é que este é um conjunto de profissões muito recente. Sabe-se muito pouco sobre os seus efeitos nas pessoas que as exercem.
Este foi um ano de muita reflexão pessoal sobre a minha profissão. Percebi que estava a exceder-me. "As redes não dormem", mas eu preciso de dormir. Mas isso é fácil de ajustar e de controlar, às vezes.
A segundas e terceiras interações deste utilizador com a conta de Twitter da Worten Portugal.
O que não é possível controlar é este comportamento abusivo e constante que todos os dias os Community Managers "apanham" nas redes. Por mais estrutura psicológica que a pessoa tenha, um dia há-de rebentar. Pode não ser um estouro visível. Há quem sofra em silêncio, e "estoure" sem nunca ter dado um "ai".
Isto preocupa-me porque nada posso fazer para me proteger ou proteger a minha equipa destas situações. Resta-me pedir que as empresas, cada vez mais, percebam estas novas áreas, e que garantam a proteção da nossa integridade e saúde.
Este comportamento não vai mudar de um dia para o outro. Mesmo que se criem regras e leis. O melhor que podemos fazer é educar melhores seres humanos para que as nossas gerações futuras tenham mais empatia, bom senso e humanidade. Não só nestas situações, como é óbvio, mas no tratamento de todos os seres vivos.