A importância das rotinas: Desafio de 30 dias

“Isso de ter rotinas torna a vida monótona e aborrecida.” “Gosto de espontaneidade.” “Gosto de não saber o dia de amanhã.” - Duas destas frases são minhas.

Isto das rotinas não é para todos, de certeza. E, durante muito tempo usei a desculpa de que a minha rotina era não ter rotina. Ou porque não conseguia criar novos hábitos, quando tentava falhava sempre, ou porque era fixe ter esta flexibilidade e disponibilidade para tudo e para todos. Mas a o tempo é curto e, se pensar bem, nunca tive muito tempo, estava e estou sempre a meter-me em projetos novos e a marcar cafés e reuniões com est@ e com aquel@. A minha sorte é que sempre fui uma tipa organizada, e com o passar dos anos, percebi que tinha de o ser cada vez mais. Porque, mais uma vez, o tempo é curto e há coisas que não podem de forma alguma ficar para trás.

Concluindo que o meu tempo não esticava e que havia, e há, muitas coisas que quero fazer, passo muito tempo a tentar melhorar-me no que diz respeito a produtividade e otimização do meu tempo. No ano passado, comecei a ler sobre o tema, mas até aí era, e é, o Youtube, a minha principal fonte de informação no que diz respeito à formação de rotinas.

habit-tracker-slow-growth.jpg

Serve esta publicação para vos dizer que estou a fazer o meu primeiro desafio de 30 dias. Durante 30 dias vou andar 10.000 passos e já vou a meio do processo, já fiz 15 dias. Sei de algumas pessoas que já o fizeram e outras que estão familiarizadas com este método. Não é novidade. Não inventei a roda. O que me fez começar isto agora? Comprei o curso do Matt D’avella, “Simple Habits”. Era o empurrãozinho que me faltava. Durante o ano de 2020, fui tentanto criar rotinas. O confinamento, o teletrabalho e a saúde mental assim o obrigaram. Mas depois, dava por mim a fazer reset a tudo isso quando vim para os Açores em teletrabalho ou quando fui em férias. Preciso encontrar um sistema que me ajude a “voltar ao trilho” sempre que a minha vida tiver estas alterações. Acho que encontrei, acho…

Tenho publicado, diariamente, nas minhas Insta Stories, todos os meus momentos de caminhada. É uma das formas de me manter “na linha” e responsável pelo objetivo ao qual me propus. Isto porque tenho pessoas a ver. Está no mundo, e há quem garanta que estou a cumprir. Sempre que falho a minha hora habitual de caminhar, alguém vem dar-me um toque por mensagem privada.

Hoje, comprometi-me a sair das Insta Stories e a publicar nas minhas redes sociais e blog que estou a passar por este processo. Para ter ainda mais pessoas a ver e a acompanhar esta aventura e que irão “manter-me na linha”, apesar de ser cada vez mais fácil, do ponto de vista psicológico. Sempre que não consigo ir caminhar nas horas habituais, arranjo sempre forma de fazer os 10.000 passos. Como, por exemplo, vou a pé até às gravações do Low Battery. Ir e vir são mais de 10.000 passos. O carro fica arrumado e vou a pé para todo o lado. Quando dou por mim, já fiz os 10.000 passos.

Estou muito empenhada em fazer esta mudança. Tenho uma vida muito sedentária e passo o dia sentada. Não ajuda o facto de não gostar de fazer exercício físico. Sou a verdadeira batata de sofá. Embora passe muito pouco tempo no sofá, mas acho que percebem a ideia. Ainda para mais, tenho distúrbio de ansiedade generalizada e sei que levantar o rabinho de onde quer que seja que ele esteja apoiado, me faz bem.

Acabou-se o “bullshitismo” de não ter rotinas é que é cool e cenas. Para mim, não funciona. Mas tive de chegar a essa conclusão. Tive de aprender mais sobre mim para chegar a essa conclusão. Eu acredito nas rotinas. Acredito que nos permitem ser mais organizados, produtivos, focados e saudáveis, o que irá libertar tempo para as coisas que realmente importam. Nós próprios e as nossas pessoas.

Se tiverem curiosidade sobre a criação de novos hábitos e rotinas, dêem uma vista de olhos pelo curso do Matt D’Avella na Slow Growth Academy: https://slowgrowth.com/ . E, se quiserem acompanhar o resto da minha aventura, ainda faltam 15 dias, sigam-me no Instagram: @vanessamaral__

Até já, pessoas da Internet!

Anterior
Anterior

"Quando for grande Podcast"

Próximo
Próximo

🗨️ Fim-de-semana de muita CONVERSA⁣⁣