A PUBLICIDADE que mais me inspirou quando era criança
Hoje, vamos recuar até aos anos 90 porque quero muito partilhar com vocês alguns dos anúncios publicitários que mais me inspiraram enquanto criança e que ainda me inspiram pelas suas componenetes visuais e de storytelling mas sobre tudo pela forma como combinam muito bem estes fatores com música. Que é algo que adoro.
Em criança o meu canal de televisão preferido era a MTV. Passava o dia a ver os tops das músicas e dos álbuns mais vendidos nos EUA e no Reino Unido. Isto porque nos Açores, nós apanhávamos a MTV UK que passava ambos os tops. E, portanto, era através da MTV que me chegavam os anúncios publicitários da altura. Ou, pelo menos alguns deles.
E, em criança, o meu sonho era ser a Madonna. A sério, ou mesmo o Michael Jackson, e ter aqueles moves. E fazer músicas tão fixes como as dos U2. Eu era muito vidrada não só na música mas também no seu aspeto visual, adorava videoclips. Pensando bem, eu nem tinha idade para ver os videoclips da Madonna. Mas passando à frente.
Vamos recuar até dezembro de 1995, eu era tão pequenina. Nesta altura saiu um anúncio da Levis num cenário futuristico em que um papá extraterrestre ou um papá próximo passo da evolução humana está com um ar muita chateado à espera da filha que ainda não chegou a casa e que pelos vistos lhe roubou a viatura. Quando ela finalmente chega, na sua pequena nave espacial, vem com umas levis vestidas e o pai fica tão estupefacto que nem lhe ralha e a miúda desfila à frente do seu nariz exibindo as suas levis e ele sem lhe ralhar. Todas as pessoas por quem passa ficam também boquiabertas com as calças. E o anúncio fecha com o claim: "The only jeans in the universe cut from 01 denim". Não consegui encontrar o que significado disto mas creio que terá algo a ver ou com o material usado fabrico dos jeans ou no tipo de corte dos jeans.
Visualmente, e do ponto de vista de storytelling, este anúncio era atrativo. Sexy, cheio de apontamentos futuristas, tudo aquilo que nós pensávamos que fosse se calhar um 2021. Giro. Mas o melhor deste anúncio, que conjugado com tudo o que falei antes e que fez com que nunca mais me esquecesse dele, é a música. Chama-se "Spaceman", é dos Babyloon Zoo, uma banda one hit wonder em que, basicamente, o único sucesso que teve foi com esta música. E eu diria que muito devido ao push deste anúncio.
Como single, a faixa saiu em janeiro de 1996, no mês seguinte a ter saído o anúncio. Foi primeiro lugar durantes MEEESES nos tops europeus e no reino unido e naquela altura tornou-se no maior best selling single no reino unido dos últimos 30 anos, passando à frente dos Beatles. Vendeu mais 1.15 milhões de cópias, só no reino unido. Para os dias de hoje, parece pouco, mas naquela altura era a loucura.
Eu adoro esta música. Ainda é daquelas que oiço de vez em quando. A letra é muito contemporânea e poderia ter sido escrita para os dias de hoje. Fala de um mundo assoberbado e sobrecarregado de podridão, de meios e tecnologias que manipulam a opinião pública. Há uma altura em que ele canta "There's a fire between us so where is your god, There's a fire between us". E, repete imensas vezes "I can't get off the caroussel" o que me faz lembrar a conversa de um ex-colega meu sempre que estávamos demasiado assoberbados com trabalho ele dizia: "Parem o mundo que eu quero sair". Sinto-me assim quando presto atenção a esta letra. Por tudo o que se passa por aí, e por tudo o que me deixa assoberbada, também a mim me apetece dizer: "Parem o mundo que eu quero sair". Às vezes também me sinto como este "Spaceman".
Mas vamos passar a temas mais alegras. Vamos dar uma corridinha até 1997, quando sai mais um anúncio da Levis. Uma história muito parecida com a da pequena sereia. Homenzinho num barco, no meio de uma tempestade em alto mar, que cai ao mar e aparecem um grupo de sereias para o salvar. Ou pensas tu que elas o vão salvar. E aquilo torna-se um rebolation de apalpadelas, que só parecia que as sereias o iam papar ali mesmo. E o rapaz inconsciente a maior parte do tempo. Até que uma lhe "oxigénio", ele vem a si. E tu percebes que elas estão mais interessadas nas jeans dele do que nele e tentam roubar-lhe as calças. Ele felizmente consegue dar-lhes um chega para lá e ainda bem porque aquilo tava a tornar-se creepy. Mais pareciam as sereias da Odisseia de Homero. O claim desta publicidade é: "The original shrink-to-fit jeans" - e foi por isso que elas não lhe conseguiram roubar as Levis. Nice played Levis. Grande anúncio.
Só não chega a ser creepy por causa da música. Mais uma vez, na minha opinião, muito bem escolhida. De creepy a coisa passa a sexy do início ao fim graças à música "Underwater Love" dos Smoke City. Um mix de boss nova com trip hop e acid jazz dão-lhe um toque atrevido, muito atrevido e mesmo na mouche para esta história.
Funny story, enquanto single, este "Underwater Love" já tinha sido lançado em 1995 como parte de um album de compilações, e não obteve qualquer tipo de atenção. Depois do anúncio da Levi's a coisa mudou completamente. A música foi re-lançada em março de 1997 e fez parte do primeiro albúm dos Smoke City.
O single nunca chegou ao número um de nenhuma tabela mas esteve vários meses nos tops de vários países, e tornou-se no 14º single a entrar nos tops no reino unido às cavalitas de um anúncio da levis. 14? Bolas, eu hoje só vos vou falar de 3 mas pelos vistos há mais.
O último anúncio que vos trago hoje não é sexy mas é super engraçado que acaba por se tornar sexy.
Estou a falar do anúncio da Levis sobre a sua linha Sta-Prest que tinha como personagem principal um fantoche amarelo que em Portugal ficou conhecido pelo "boneco amarelo", no programa curto circuito da Sic Radical. Na realidade o "boneco amarelo", chama-se Flat Eric, é uma criação de Quentin Dupieux, produtor, músico e diretor de cinema francês, mais conhecido como Mr. Oizo. Depois, do boneco ter aparecido em alguns short films do Mr Oizo, a Levis convidou-o para realizar os anúncios onde o Flat Eric era a a estrela.
A música usada no vídeo chama-se Flat Beat, e é, claro, também do Mr. Oizo, que pouco depois decidiu lançá~la como videoclip onde mais uma vez Flat Eric era o personagem principal. Curiosidade das curiosidades, o boneco foi criado pela Jim Henson's Creature Shop, empresa de efeitos visuais e especiais fundada por Jim Henson, o criador dos Marretas.
Mas voltando ao tópico A música deste anúncio é bastante alucinada, muito típico dos Djs e produtores franceses de música eletrónica da época. Faz lembrar um pouco os Daft Punk nos seus momentos mais experimentalistas.
Mas voltando ao tópico A música deste anúncio é bastante alucinada, muito típico dos Djs e produtores franceses de música eletrónica da época. Faz lembrar um pouco os Daft Punk nos seus momentos mais experimentalistas.
Creio são uma série 7 anúncios, nos mais conhecidos o Flat Eric e o seu amigo Angel, que tem sempre vestido a linha Sta Prest da Levis, passeiam no seu Chevrolet ao som de Flat Beat, a música aparece em todos os anúncios. O boneco aparece quase sempre a beber a sua bebida preferida e a abanar a cabeça de forma esquisita como acontece no videoclip.
O videoclip foi lançado no auge do sucesso de flat eric graças aos anúncios da Levis o que levou o single de mr oizo os tops das tabelas de música mundiais, onde esteve em primeiro lugar em vários países.
Ora, esta campanha nem chega a ter um claim, no final dos anúncios só dizia "Levis Sta Prest". Que segundo consta era uma linha de roupa que não vincava estava sempre impec como se tivesse sido acabada de passar a ferro. But who cares, nós queríamos ver os anúncios por causa do flat eric anyway. No meu caso, porque queria os dois, música e rir-me com as tolices do flat eric. Vocês têm de ver o videoclip da música que tb é mega alucinado.
Espero que tenham gostado do conteúdo e obrigada por terem estado desse lado.
Até já, pessoas da Internet!
Disclaimer: O texto deste artigo é, literalmente, o transcrito do script do vídeo. Peço, desde já, desculpa pelas gralhas e pelo português mais atabalhoado.